Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23199
Título: O papel da geografia na formação cidadã
Autor(es): Bezerra, Luana Januário
Palavras-chave: Construção da cidadania
Geografia
Formação.
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: O presente artigo tem como finalidade refletir de que forma a disciplina de geografia pode contribuir para construção da formação cidadã, dentro das perspectivas educacionais, e analisar que recursos pedagógicos são utilizados para a realização dessas metodologias desenvolvidas nas escolas. Este trabalho se apoia em uma abordagem de pesquisa investigativa e qualitativa. Que permitiram compreender possíveis discussões. Contribuindo para reflexões e questionamentos relacionando o papel do ensino de geografia na construção da cidadania dentro das instituições de ensino. Levando em consideração os aspectos de mudança de uma sociedade que está em constante evolução em seu espaço geográfico, com o auxílio da geografia crítica, de que maneira a cidadania pode influenciar na consciência de seus direitos e obrigações, com a intervenção da geografia. A partir desta pesquisa constatamos a iniciativa da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, no município de Guarabira-PB, sobre a formação cidadã com o auxílio pedagógico das disciplinas eletivas, realizadas pela escola com o objetivo de reflexão e construção para a identidade juvenil, enquanto cidadão dentro do ambiente escolar e nas relações de uma sociedade. Contribuindo para o fortalecimento e crescimento destes alunos para se tronarem indivíduos mais conscientes e solidários de suas ações.
Descrição: BEZERRA, Luana Januário. O papel da geografia na formação cidadã. 2019. 26 f. Artigo (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23199
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Januário BezerraPDF - Luana Januário Bezerra679.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.