Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarroso, Ester da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-23T00:01:00Z-
dc.date.available2021-03-23T00:01:00Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.otherCDD 372.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23202-
dc.descriptionBARROSO, E. da S. O haicai em sala de aula: uma experiência de escrita criativa com alunos do ensino médio. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem o objetivo de expor o processo de escrita criativa de uma classe de alunos do 2° ano do Ensino Médio, bem como busca analisar teoricamente a abordagem da poesia e da escrita em sala de aula. A experiência docente aqui relatada foi desenvolvida a partir da atuação no Programa de Residência Pedagógica, efetuada em uma escola estadual do município de Queimadas, Paraíba. A fim de apresentar aos alunos a temática do centenário de Jackson do Pandeiro e da cultura popular nordestina, foi realizada uma atividade que os levassem a ler e escrever haicais abordando o tema proposto e, por fim, exporem suas produções em um mural na escola, às vistas dos demais alunos e do corpo docente da instituição, como socialização final do 3° bimestre. A partir disso, este trabalho discute os modos como a poesia vem sendo mediada em sala de aula e como ela deve ser trabalhada no cenário escolar, sob o embasamento teórico de Pinheiro (2018). Também explana, a partir de Cosson (2006), a maneira sistemática como a leitura literária se desenvolve na escola, bem como centra-se em alguns estudos cujo enfoque é a escrita criativa, tais como alguns realizados por autores como Soares (2011), Carrero (2009) e Prose (2008). Ao final do trabalho, observou-se que, mediante a condução pedagógica realizada, os alunos se sentiram estimulados durante as leituras dos poemas e alcançaram a meta de escrever haicais. Além disso, terminado o processo, boa parte deles certamente está mais confiante para explorar a poesia e a escrita criativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Kalina Naro Guimarãespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectHaicaipt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.titleO haicai em sala de aula: uma experiência de escrita criativa com alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ESTER DA SILVA BARROSO.pdfPDF - Ester da Silva Barroso1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.jpegTermo de Depósito63.4 kBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.