Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barroso, Ester da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-23T00:01:00Z | - |
dc.date.available | 2021-03-23T00:01:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.62 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23202 | - |
dc.description | BARROSO, E. da S. O haicai em sala de aula: uma experiência de escrita criativa com alunos do ensino médio. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem o objetivo de expor o processo de escrita criativa de uma classe de alunos do 2° ano do Ensino Médio, bem como busca analisar teoricamente a abordagem da poesia e da escrita em sala de aula. A experiência docente aqui relatada foi desenvolvida a partir da atuação no Programa de Residência Pedagógica, efetuada em uma escola estadual do município de Queimadas, Paraíba. A fim de apresentar aos alunos a temática do centenário de Jackson do Pandeiro e da cultura popular nordestina, foi realizada uma atividade que os levassem a ler e escrever haicais abordando o tema proposto e, por fim, exporem suas produções em um mural na escola, às vistas dos demais alunos e do corpo docente da instituição, como socialização final do 3° bimestre. A partir disso, este trabalho discute os modos como a poesia vem sendo mediada em sala de aula e como ela deve ser trabalhada no cenário escolar, sob o embasamento teórico de Pinheiro (2018). Também explana, a partir de Cosson (2006), a maneira sistemática como a leitura literária se desenvolve na escola, bem como centra-se em alguns estudos cujo enfoque é a escrita criativa, tais como alguns realizados por autores como Soares (2011), Carrero (2009) e Prose (2008). Ao final do trabalho, observou-se que, mediante a condução pedagógica realizada, os alunos se sentiram estimulados durante as leituras dos poemas e alcançaram a meta de escrever haicais. Além disso, terminado o processo, boa parte deles certamente está mais confiante para explorar a poesia e a escrita criativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Kalina Naro Guimarães | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escrita criativa | pt_BR |
dc.subject | Haicai | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.title | O haicai em sala de aula: uma experiência de escrita criativa com alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ESTER DA SILVA BARROSO.pdf | PDF - Ester da Silva Barroso | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.jpeg | Termo de Depósito | 63.4 kB | JPEG | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.