Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23216
Título: Chico Bento: uma proposta de aula para discutir o preconceito linguístico
Autor(es): Silva, Michelly Pereira da
Palavras-chave: Sociolinguística
Preconceito linguístico
Chico Bento
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem como área de estudo a Sociolinguística, com o tema voltado para o preconceito linguístico. Tendo em vista a necessidade de minimizar esse preconceito na aula de Língua Portuguesa, que ainda apresenta traços de homogeneização linguística, questiona-se: a realização de atividades didáticas pode contribuir para redução do preconceito linguístico na sala de aula? Diante desse questionamento, objetivou-se levar os alunos a refletirem sobre o preconceito linguístico no “falar caipira” do personagem Chico Bento e, a partir dessas reflexões, propor uma atividade didática para diminuir e conscientizar sobre o preconceito linguístico na sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa-ação, qualitativa, aplicada em uma escola pública, embasada nos estudos de Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (2007, 2015), Mollica e Braga (2017) entre outros. Os resultados obtidos com a pesquisa foram promissores, pois resultou na contribuição com relação ao objetivo principal do trabalho, comprovando que a realização de novas atividades didáticas em sala de aula pode contribuir para a diminuição do preconceito linguístico.
Descrição: SILVA, Michelly Pereira da. Chico Bento: uma proposta de aula para discutir o preconceito linguístico. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23216
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelly Pereira da SilvaPDF - Michelly Pereira da Silva706.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.