Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23217
Título: O TEA em meninas: uma análise comparativa entre os filmes “O nome ela é Sabine” e “Temple Grandin”
Autor(es): Lima, Marciely Martins de
Palavras-chave: Autismo
TEA em meninas
Análise comparativa
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O TEA (Transtorno do Espectro Autista) se manifesta de maneira diferente nas meninas, ao contrário dos meninos, elas conseguem “disfarçar” melhor os sintomas desse transtorno. As meninas com TEA tem maior habilidade em copiar o comportamento de outras meninas e tendem a se envolverem quando pequenas em brincadeiras de faz de conta e imaginação com mais facilidade, o que não acontece com os meninos. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise comparativa entre dois casos de autismo em meninas retratados em dois filmes: “O nome dela é Sabine” e “TempleGrandin”, confrontando se as manifestações atendem aos parâmetros que o DSM-V determinou como critério de diagnóstico para o TEA. Foi utilizado como metodologia um estudo desses dois casos, analisando o documentário “O nome dela é Sabine” e o filme “TempleGrandin”. Dialogamos com os autores: Silva (2012), Orrú (2012), Rotta (2007), Brasil (2013) e Bosa (2007). Concluímos que, os sintomas apresentados por Sabine e Temple, atenderam positivamente aos critérios que o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) estabelece como critério de diagnóstico para o TEA.Por fim, chamamos a atenção dos pais e professores para a necessidade de conduzir seus filhos e/ou alunos a profissionais especializados para assim realizar o diagnóstico nos casos de TEA e serem encaminhados a tratamentos e intervenções adequadas a sua condição.
Descrição: LIMA, Marciely Martins de. O TEA em meninas: uma análise comparativa entre os filmes “O nome ela é Sabine” e “Temple Grandin”. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23217
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marciely Martins de LimaPDF - Marciely Martins de Lima416.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.