Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23218
Título: | A temática indígena no livro didático: entre imagens e reflexões |
Autor(es): | Fernandes, Maria Jaqueline Gonçalves |
Palavras-chave: | Povos Indígenas Livro Didático Ensino Fundamental |
Data do documento: | 5-Nov-2019 |
Resumo: | Este estudo apresenta reflexões sobre como a temática indígena é retratada no livro didático, bem como sobre a cultura dos povos indígenas do Brasil na atualidade. Reflete, ainda, a luta histórica que esses povos enfrentam para o reconhecimento de cultura frente as transformações vividas por eles desde início processo de colonização até os dias atuais. Nessa perspectiva buscamos desmitificar a imagem do índio na sociedade contemporânea, analisando e discutido as imagens e conteúdos relacionados a cultura indígena contidos no livro didático da Ensino Fundamental . O objetivo desse trabalho é refletir sobre as imagens dos povos indígenas registradas no livro didático do Ensino Fundamental na atualidade. O estudo permite também um repensar sobre a violência e a transgressão vividas pelos povos originários para continuar existindo e preservando sua identidade e diversidade cultural, como enfrentamento da imposição de culturas etnocêntricas. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e cunho bibliográfico, analisando, sobretudo, o livro didático utilizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir desta pesquisa evidenciamos a necessidade de compor novos repertórios sobre os povos indígenas no Brasil e, em especial, no Nordeste brasileiro, investindo também na formação docente como forma de evitar segregações às populações indígenas, desconsiderando suas conquistas e sua herança cultural como base e legado da população brasileira. Os resultados apontam para a necessidade de que seja realizada uma revisão e uma adequação dos livros didáticos, visto que as imagens e as representações contidas nos mesmos não expressam a realidade histórico-social dos povos indígenas na atualidade. |
Descrição: | FERNANDES, Maria Jaqueline Gonçalves. A temática indígena no livro didático: entre imagens e reflexões. 2019. 28 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23218 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Jaqueline Gonçalves Fernandes | PDF - Maria Jaqueline Gonçalves Fernandes | 752.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.