Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23223
Título: Letramento visual: um olhar sobre as novas práticas de leitura e escrita da língua portuguesa para os surdos
Autor(es): Silva, Marina de Oliveira
Palavras-chave: Letramento visual
Leitura e escrita do Português
Alunos surdos
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: O fato de compreender que a Língua Portuguesa é para os surdos uma segunda língua e que seu aprendizado é um tanto complexo para os mesmos, serviu como ponto de partida para a realização deste presente estudo, que objetiva analisar como vem se dando as práticas de leitura e escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, e se há nas mesmas a inserção de recursos visuais que contemplem o sujeito surdo. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa e a coleta de dados se deu através da observação em sala de aula e de questionário aplicado, em que a partir de ambos permitiu-se vivenciar tais práticas. Realizou-se também pesquisas bibliográficas alicerçadas nos dizeres de autores como: ALBANO (2009), SOARES (2009), NANTES (2010), PEREIRA (2014), STROBEL (2008), GESUELI E MOURA (2006), LEBEDEFF (2010) entre outros. De acordo com os estudos desenvolvidos pelos autores citados e a partir da análise dos dados coletados na atual pesquisa, pôde-se constatar que o ensino do português para os surdos ainda necessita ser refletido, principalmente, no que diz respeito a adequação dos métodos para auxiliar as práticas de leitura e escrita. Desse modo, a partir do contato com a Literatura referente ao Letramento visual é possível evidenciar um novo olhar sobre o ensino do português como L2 e sobre as práticas de leitura e escrita para os surdos, a fim de que haja uma melhoria e garantia ao aprendizado destes.
Descrição: SILVA, Marina de Oliveira. Letramento visual: um olhar sobre as novas práticas de leitura e escrita da língua portuguesa para os surdos. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23223
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marina de Oliveira SilvaPDF - Marina de Oliveira Silva1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.