Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23224
Título: A política de crédito no segundo reinado: considerações sobre o papel dos bancos na economia da Província da Paraíba (1850)
Autor(es): Rodrigues, Maria das Graças de Almeida
Palavras-chave: Segundo Reinado
Crédito
Bancos
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Esse artigo tem como objetivo realizar uma análise historiográfica das relações comerciais no Segundo Reinado na década de 1850. Assim, serão tratadas a forma como a presença dos bancos perpassava pela concessão dos empréstimos à grande lavoura e as implicações dessa política nas Províncias do Norte, em especial a Paraíba. Os relatórios dos presidentes de províncias são instrumentos necessários para conhecer a dinâmica dos acordos comerciais. O peso do trabalho escravo direcionou a economia para a grande lavoura, promovendo as desigualdades regionais. O clientelismo determinava os acordos comerciais e a ausência de Casas Bancárias na Província da Paraíba, movimentando a economia através de empréstimos financiados, em grande parte, pela elite mercantil para viabilizar a economia local. Tais contradições evidenciam o contexto de dependência dos setores produtivos e a necessidade de, à luz da História Social, compreender a relação intrínseca que norteou a política brasileira e o processo histórico, o qual relacionou o mercado de crédito e a mão de obra escrava ao modelo de sociedade clientelista. Portanto, as relações sociais estavam imbricadas nas relações econômicas e possibilitavam uma expressiva especulação no mercado de crédito pelas elites locais, promovendo um modelo de sociedade arcaica. Esses aspectos justificavam o papel do crédito e sua dinâmica no controle social.
Descrição: RODRIGUES, Maria das Graças de Almeida. A política de crédito no segundo reinado: considerações sobre o papel dos bancos na economia da Província da Paraíba (1850). 2019. 24 f. Artigo (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23224
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Graças de Almeida RodriguesPDF - Maria das Graças de Almeida Rodrigues522.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.