Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23233
Título: Inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior: práxis desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
Autor(es): Silva, Thayná Antonia Girão da
Palavras-chave: Inclusão educacional
Educação especial
Pessoa com deficiência
Ensino superior
Instituições de Ensino Superior - IES
Data do documento: 12-Fev-2021
Resumo: Após diversos movimentos em prol das conquistas que envolvem a promoção da inclusão educacional, atualmente, essas ações se configuram direitos que assistem às pessoas com deficiência em todos os níveis da educação. Dessa forma, abordamos em nosso trabalho essa temática no contexto do ensino superior, tendo em vista que acreditamos ser um assunto ainda pouco explanado nesse nível de ensino. Com isso, o objetivo desse trabalho foi compreender as políticas públicas voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, a partir das orientações legais que versam sobre essa matéria na legislação brasileira e no cenário internacional. Como aporte teórico, norteamos as discussões com base nos posicionamentos de autores como: Sassaki (1997), Moreira (2005, 2008), Santana (2016) e Mantoan (2003). No que se refere à metodologia do trabalho, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa. Utilizamos como instrumento metodológico a revisão bibliográfica e uma entrevista não estruturada com a participação do Coordenador do NAI- Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. Em relação aos resultados, concluímos que, apesar da existência de inúmeros atos normativos que indicam ações para serem implementadas visando a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, essas diretrizes muitas das vezes não são colocadas em prática, o que leva aos demonstrativos de pouca representatividade dessas pessoas dentro das Instituições de Ensino Superior – IES. Ao se reportar à UEPB em sua sede – Campus I, consideramos que naquela localidade existem mecanismos que visam oferecer inclusão para os alunos com deficiência, porém, destacamos no decorrer do trabalho - alguns pontos que necessitam de mais atenção por parte desta instituição, com o intuito de trazer melhorias ao acesso e à permanência das pessoas com deficiência na UEPB.
Descrição: SILVA, T. A. G. da. Inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior: práxis desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. 2021. 30f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23233
Aparece nas coleções:I - EEPEI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC - preenchido.pdfTermo_de_Deposito_TCC - preenchido133.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
ARTIGO - THAYNÁ ANTONIA GIRÃO DA SILVA.pdfARTIGO - THAYNÁ ANTONIA GIRÃO DA SILVA500.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.