Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23239
Título: Análise dos estilos de liderança na visão dos colaboradores de uma IES, em Campina Grande - PB
Autor(es): Dias, Robertta Silva
Palavras-chave: Liderança
Estilos de liderança
Líderes
Data do documento: 12-Mar-2021
Resumo: O tema Liderança cotidianamente vem sendo discutido, apresentando na literatura, dentre outros, conceitos sobre o líder e os estilos de liderança; entretanto, três estilos são predominantes, quais sejam: o autocrático, democrático e liberal. Face ao exposto, este artigo teve como objetivo, identificar os estilos de liderança, na visão dos colaboradores de uma IES à luz de White e Lippitt (1939), em Campina Grande – PB. Para alcançar o objetivo proposto, metodologicamente foram utilizadas pesquisas, classificadas como: exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo e estudo de caso; adotou-se também os métodos quantitativo e qualitativo. Como instrumento da pesquisa adotou-se um questionário contendo 05 questões relacionadas ao perfil socioeconômico dos colaboradores (faixa etária, gênero, estado civil, grau de instrução e área de atuação) e 15 assertivas sobre os estilos de liderança, destacando-se 05 assertivas cada estilo, totalizando assim, 20 questões fechadas, aplicada a um universo de 23 colaboradores. A escala Likert utilizada para mensurar os resultados, adaptada para 03 categorias: concordância, neutralidade e discordância. Com relação aos resultados, ficou evidente que o estilo de liderança predominante na empresa objeto de estudo foi o liberal, pois a maioria concordou, em quatro das cinco assertivas. Entretanto, ficou evidente que apesar desse estilo ter sido predominante, houve traços do autocrático e democrático. É válido ressaltar que na liderança não existe um estilo certo e único e que tudo irá depender da situação, na qual o líder se encontra.
Descrição: DIAS, Robertta Silva. Análise dos estilos de liderança na visão dos colaboradores de uma IES, em Campina Grande-PB. 2021. 18f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração). -Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23239
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Robertta Silva Dias.pdfRobertta Silva Dias655.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.