Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23242
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Williane Amaro dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-26T19:23:40Z | - |
dc.date.available | 2021-03-26T19:23:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23242 | - |
dc.description | SANTOS, W. A. dos. Um olhar sobre educação inclusiva em uma sala de ensino regular no município de Cuitegí/PB. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação inclusiva deve ser um direito de todo indivíduo independente de cor, raça, classe social, cultural ou econômica. A educação deve ser acolhedora e igualitária. Porém, durante boa parte da história da humanidade as pessoas com necessidades especiais sofreram segregação por serem vistas como pessoas incapazes de se desenvolverem. Nas décadas de 70 e 80, as discussões acerca do tema ganharam força, mas só na década de 90 o assunto sobre a educação de pessoas com necessidades especiais ganhou notoriedade, principalmente no Brasil. Depois da elaboração da Declaração de Salamanca de 1994 que entre outras propostas, destaca que “crianças e jovens com necessidades educacionais especiais devem ter acesso ao ensino em sala regular, porém essas salas devem se adequar as necessidades desses alunos”. A partir de então os órgãos públicos começaram a repensar as políticas de educação inclusiva, como também a sua efetivação nas salas regulares. Este estudo objetivou investigar como foi desenvolvida a educação inclusiva na sala regular de ensino, entre 2018 e 2019, na Escola Carolina de Farias Pimentel, localizada no Sítio Palmeira, Município de Cuitegí- PB. Para a realização desse estudo foram consultados autores, como: Jannuzzi (1992), Mantoan (2003), Mazzotta (1995) e documentos legais, tais como: LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional No 9394/1996), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei de no 13.146, de Julho de 2015), ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990). A pesquisa configura-se como um estudo descritivo de natureza qualitativa com a utilização de questionários investigando quais as percepções do gestor e de uma professora da referida instituição acerca dessa temática. Quanto aos resultados elencados foi possível perceber que ainda há muito que ser feito para a chegada da tão sonhada escola inclusiva, a escola de todos e para todos, desde a preparação do professor até a estrutura física, como também, o planejamento pedagógico e os materiais didáticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Débora Regina Fernandes Benício | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Sala regular de ensino | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre educação inclusiva em uma sala de ensino regular no município de Cuitegí/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Williane Amaro dos Santos | PDF - Williane Amaro dos Santos | 881.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 494.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.