Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNegreiros, Cellyane Sousa-
dc.date.accessioned2021-03-27T00:39:53Z-
dc.date.available2021-03-27T00:39:53Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23244-
dc.descriptionNEGREIROS, C. S. O gênero publicitário e o empoderamento feminino na perspectiva do dialogismo bahktiniano. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO estudo aqui desenvolvido apresenta como objetivo analisar o discurso produzido por propagandas de cunho feministas na mídia brasileira. Partindo do conceito de dialogismoem Bakhtin (2006), a pesquisa procurou estabelecer, por meio de propagandas destinadas ao público feminino, como se dá a questão do empoderamento feminino. Para tanto, partimos dos discursos que aparecem nas Revistas Vogue Brasileira, Avon e na campanha, através de vídeo e versão impressa, da Ipanema, considerando o modo como a construção discursiva sobre o empoderamento feminino é apresentado nessas revistas, pois, por se tratarem de revistas que atentem a públicos diferentes, a forma como a discursividade do empoderamento vai aparecer será diferenciado, tomando como referência os seus consumidores. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, em que se analisou dois anúncios da Revista Vogue Brasil, dois da Revista Avon e uma campanha da Ipanema. Os resultados mostraram que a Vogue enuncia a partir dos estereótipos de beleza internalizados na sociedade, e, assim, a relação dialógica se estabelece através de uma discursividade que procura reproduzir os padrões de beleza vigentes e estereotipados no meio social. Já a Avon e a Ipanema apresentam outras possibilidades, que podem ser percebidas no reconhecimento de novas identidades, beleza, corpo e o que de fato se pode se considerar enquanto ser mulher e o próprio ato de empoderamento. Dessa forma, ficou clara a necessidade de se repensar o modo como essas mídias discursivizam a figura da mulher, pois mesmo querendo vender um produto, a maneira como a Vogue Brasil trabalha diz respeito à construção discursiva que reproduz a questão de um padrão de beleza estereotipado; o que vai em contrapartida a Avon e Ipanema que procuram apresentar discursos sobre o empoderamento quando abrem espaços para discutir beleza, corpos e identidades sem que se prenderem à estética pré-estabelecida. Pensar sobre a relação dialógica que se estabelece nos anúncios analisados diz respeito a observar como se constitui um discurso de empoderamento na materialidade enunciativa dessas mídias.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Domingospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.titleO gênero publicitário e o empoderamento feminino na perspectiva do dialogismo bahktiniano.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cellyane Sousa Negreiroa.pdfCellyane Sousa Negreiros809.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito .pdfTermo de Depósito529.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.