Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23245
Título: A didática da musicalização: um relato de experiência junto às crianças com Síndrome de Down
Autor(es): Sousa, Jardiel Araújo de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Síndrome de Down
Musicalização inclusiva
Recurso didático
Data do documento: 16-Fev-2021
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar a influência da musicalização junto ao grupo de crianças com Síndrome de Down que participam do NAISM (Núcleo de Atenção Integral a Saúde Mental no município de Boa Vista-PB), identificar a música como uma ferramenta facilitadora da interação social da criança com Down, assim como, também, mostrar esses fatores através do relato de experiência. Esta pesquisa é de relevância para que os professores de música possam conhecer a didática inclusiva utilizada no NAISM e que é possível desenvolver as atividades de musicalização para crianças com síndrome de Down. Por meio dessa abordagem, foi observado que a musicalização pode ser uma ponte colaboradora para o desenvolvimento das pessoas com deficiências e especificamente na saúde mental. Diante deste trabalho, foi notado que a musicalização proporcionou uma transformação na aprendizagem, na interação social e melhora na linguagem das crianças. A música é uma ferramenta importante terapêutica e de inclusão social, além de humanizar as formas de tratamentos na saúde mental.
Descrição: SOUSA, J. S. de. A didática da musicalização: um relato de experiência junto às crianças com Síndrome de Down. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23245
Aparece nas coleções:I - EEPEI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo- pdf.pdfTermo de depósito216.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
JARDIEL ARAÚJO DE SOUSA.pdfPDF- Jardiel Araújo de Sousa356.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.