Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23247
Título: O conhecimento de discentes do curso de licenciatura em matemática a respeito da surdez: visão de futuros docentes
Autor(es): Silva, Maria Betania
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação matemática
Educação especial
Surdo
Data do documento: 11-Nov-2020
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a compreensão da surdez na ótica dos alunos do curso de graduação em Matemática da UEPB, pois sabemos que por um longo período o ensino para os surdos foi baseado num modelo clinico em que prevaleciam técnicas que visavam o desenvolvimento da expressão oral, tornando-os segregados do convívio social. Com a crescente proposta de inclusão educacional nos últimos anos tem enfrentado grandes mudanças com relação a educação e uma delas é processo de inclusão do surdo nas instituições de ensino comum. Veremos no referido trabalho leis importantes que contribuíram para garantir a inclusão da pessoa com deficiência, com isso o surdo adquiriu o direito de ter atendimento educacional especializado que necessita junto aos demais alunos ouvintes. Para que o surdo possa ser incluído no ambiente escolar é preciso que essas instituições de ensino façam adaptações para recebe-los de acordo com suas necessidades. A metodologia se define por uma pesquisa qualitativa, os dados foram comumente coletados por meio de um questionário, com isso analisamos, compreendemos e interpretamos sob o olhar dos próprios sujeitos.
Descrição: SILVA, M. B. O conhecimento de discentes do curso de licenciatura em matemática a respeito da surdez: visão de futuros docentes. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23247
Aparece nas coleções:I - EEPEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DA ESPECIALIZAÇÃO BETANIA.pdfPDFMARIA BETANIA SILVA760.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
documento assinado.pdfTermo de depósito316.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.