Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23248
Título: A Fazenda São Francisco e a formação de Olivedos – PB: do genocídio nativo às primeiras casas
Autor(es): Rodrigues, Donizete Emanoel de Couto
Palavras-chave: Olivedos - Paraíba
Colonização
História local
Formação de núcleos humanos
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: Olivedos, localizada no Curimataú paraibano, tem sua formação atribuída a Teodósio de Oliveira Ledo, no influxo do processo de interiorização da capitania da Paraíba. A vulgata localista assegura que aquele sertanista teria fundado e habitado a fazenda São Francisco, cujo povoamento primitivo originaria Olivedos. A presente pesquisa parte do questionamento sobre tal origem, uma vez inexistir estudos que apaziguem os questionamentos sobre esta fundação. Objetiva-se, assim, responder as seguintes perguntas: O sertanista teria se fixado e morado aqui mesmo? Teodósio teria sido um homem sanguinário, ou um valoroso colonizador? Teriam essas terras, tido outros colonizadores além de Teodósio? A fazenda teria sido fundada apenas em 1722? Para responder tais perguntas bebemos na fonte de obras de autores clássicos na historiografia local, tais como Elpidio de Almeida, Wilson Seixas e Irineu Joffily, bem como com nomes mais novos, como Valdeci dos Santos Junior, Antônio Pereira de Almeida, Roberto Ribeiro, Maria Milena Moreira Formiga, entre outros, do mesmo modo que fizemos uma explanação geral sobre o contexto do nordeste da colônia, do momento da interiorização tal qual da Capitania da Paraíba, para a partir de então entender a chegada do colonizador e a formação de núcleos humanos. Com todo aparato de obras e seguido essa metodologia foi possível criar suposições e hipóteses que trazem um enredo e um recorte temporal para a fundação da fazenda, bem como, foi possível observar novos atores neste meio e a participação de Teodósio nesta conquista.
Descrição: RODRIGUES, D. E. de C. A fazenda São Francisco e a formação de Olivedos-PB: do genocídio nativo as primeiras casas. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23248
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Donizete Emanoel de Couto Rodrigues.pdfTCC - Donizete Emanoel de Couto Rodrigues957.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - Donizete Emanoel de Couto Rodrigues.pdfTermo de depósito - Donizete Emanoel de Couto Rodrigues1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.