Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23265
Título: O fogo como símbolo de conforto, destruição e regeneração em Jane Eyre
Autor(es): Wanderley, Suellen Carla Rocha da Silva
Palavras-chave: Semiótica
Símbolos
Fogo
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: A literatura se constitui como um campo com inúmeras possibilidades de análise de símbolos e o que estes representam ao leitor, de acordo com o contexto em que estão inseridos nos textos literários. Este trabalho traz uma análise dos diferentes significados do Fogo, enquanto símbolo e como eles contribuem para o enriquecimento da leitura no romance Jane Eyre de Charlotte Brontë. Para tanto, no que concerne à interpretação da simbologia do fogo no contexto da sociedade ocidental à qual pertencemos, trazemos como contribuições complementares as definições de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (2009) e Helmut Hofmann (2003), com o objetivo de rever a importância de se compreender o significado dos símbolos e como eles podem ajudar a entender melhor uma cena no âmbito literário. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa para promover as análises, tomamos por base as contribuições teóricas da semiótica e a aplicamos no âmbito literário, com contribuições dos estudos de Charles Sanders Peirce (2000), Ezra Pound (1989) e Décio Pignatari (2004). Por meio destas contribuições teóricas, objetivamos examinar a presença do símbolo com seus diferentes significados em determinadas cenas presentes no enredo. No tocante às considerações com relação ao contexto histórico da época na qual o romance fora escrito, recorremos aos estudos de Cevasco e Siqueira (1985) e Adams (2012). Ao final deste trabalho, pode-se ler o romance em uso com outra perspectiva, de forma que há uma facilidade maior de se entender as cenas descritas.
Descrição: WANDERLEY, Suellen Carla Rocha da Silva. O fogo como símbolo de conforto, destruição e regeneração em Jane Eyre. 2019. 20 f. Artigo (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23265
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suellen Carla Rocha da Silva WanderleyPDF - Suellen Carla Rocha da Silva Wanderley313.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.