Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2328
Título: O espaço público na escola: uma análise etnográfica do pátio na Escola Municipal Anésio Leão, em Campina Grande – PB
Autor(es): Campos, Emanuela Farias
Palavras-chave: Interação Social
Pátio Escolar
Espaço Público
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho tem como tema: O ESPAÇO PÚBLICO NA ESCOLA: uma análise etnográfica do pátio na Escola Municipal Anésio Leão, em Campina Grande – PB. Discutimos a importância da utilização do pátio escolar, em uma análise que envolve a escola e a dimensão das sociabilidades apontadas através da relação com o espaço público. Deste modo, buscamos problematizar sobre a apropriação e utilização do pátio escolar por professores, funcionários, alunos e comunidade do entorno, otimizando o uso do espaço público como processo de socialização da criança no interior da instituição. No intuito de expor a dimensão educativa dos espaços públicos na escola, os seus inúmeros significados e apropriar funções pedagógicas ao mesmo, recorremos ao uso da etnografia e da abordagem qualitativa, utilizando a técnica da entrevista semidireta, usufruindo também da observação participante e do uso da imagem como ferramenta de pesquisa, a partir da análise de documentos, fotos e desenhos produzidos pelos próprios alunos. O que nos trouxe resultados satisfatórios no levando em consideração a perspectiva socioeducativa.
Descrição: Campos, E. F. O espaço público na escola: uma análise etnográfica do pátio na Escola Municipal Anésio Leão, em Campina Grande – PB. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2328
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Farias Campos.pdfEmanuela Farias Campos4.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.