Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23281
Título: A educação feminina e a subversão do papel social da mulher vitoriana no romance Jane Eyre, de Charlotte Brontë
Autor(es): Bento, Ruth de Oliveira
Palavras-chave: Jane Eyre
Literatura e Educação Feminina
Era Vitoriana
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: Escrito no período conhecido como a Era Vitoriana, podemos identificar no romance Jane Eyre, da escritora Charlotte Brontë, alguns dos parâmetros seguidos pela sociedade britânica durante a primeira metade do século XIX. Como forma de assegurar o controle e autoridade da família enquanto instituição sagrada, a ideia de que a mulher deveria ser submissa ao seu marido veio à tona com mais força, contribuindo para o surgimento da figura do “anjo do lar”, que, por anos, ditou o “ideal” de mulher a ser seguido. Entretanto, a despeito desse arquétipo de anjo, surgiram também outras figuras que subvertiam o papel da mulher na sociedade. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar de que forma a educação feminina teve influência na obtenção de emancipação da protagonista, e quais personagens do romance Jane Eyre fogem do padrão de anjo, seja por vontade própria, ou por imposição social. Para tanto, através de um levantamento bibliográfico, teóricas como Monteiro (1998), Gilbert e Gubar (2000), Morais (2004) e Woolf (2012) serão utilizadas para dar sustento à pesquisa.
Descrição: BENTO, Ruth de Oliveira. A educação feminina e a subversão do papel social da mulher vitoriana no romance Jane Eyre, de Charlotte Brontë. 2019. 28 f. Artigo (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23281
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruth de Oliveira Bento.pdfPDF - Ruth de Oliveira Bento943.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.