Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23282
Título: Analisando a obra Clube da Luta: quebrando a primeira regra
Autor(es): Andrade, Társila Lorena Lira
Palavras-chave: Clube da luta
Dissociação
Crítica social
Atos anárquicos
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O seguinte trabalho constitui-se de uma análise literária do romance Clube da Luta (1996), escrito por Chuck Palahniuk, sob a perspectiva da ficção em torno da violência voltada ao Transtorno Dissociativo de Identidade, que acomete a personagem principal - o narrador da história, que não possui um nome - e os impactos causados a ele e às pessoas de seu convívio. A análise também aborda características das personalidades de Tyler Durden, o antagonista e dupla personalidade do narrador, e de Marla Singer, coadjuvante, personagem fundamental no desenvolver da narrativa buscando, por conseguinte, associar a crítica social feita há mais de 20 anos pelo autor à geração escrava do consumismo e materialismo. Partindo de uma crítica à sociedade contemporânea de maneira intrigante, utiliza-se como base teórica a Análise Estrutural da Narrativa (BARTHES [et. al.] 2008) e o Manual Diagnostico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM – 5), bem como os estudos de Chiappini (1985), Brait (1985), Choi-Kan (2016), Han (2015), La Boétie (1549), entre outros autores, para discussão sobre as personagens e enredo. Utiliza-se como metodologia: métodos descritivos, comparativos e hipotético-dedutivos da ficção literária com a realidade através da análise crítica do enredo nas entrelinhas, resultando em uma análise de como a obra vai além de um romance cheio de ação.
Descrição: ANDRADE, Társila Lorena Lira. Analisando a obra clube da luta: quebrando a primeira regra. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23282
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Társila Lorena Lira AndradePDF - Társila Lorena Lira Andrade659.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.