Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23283
Título: A importância dos estudos sociolinguísticos para o enfrentamento dos preconceitos linguísticos e sociais
Autor(es): Souza, Thiago de Oliveira
Palavras-chave: Sociolinguística
Variação Linguística
Preconceito Linguístico
Ensino
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: A sociolinguística é um ramo da linguística, ela se ocupa em evidenciar a dinamicidade da língua e as interferências sociais que motivam a sua variação. Sabe-se que a variação linguística existe e é um tema que precisa ser desenvolvido em sala de aula, principalmente, com a intenção de acabar o preconceito linguístico, que infelizmente, ainda percorre em pleno século XXI. O presente artigo tem por objetivo analisar vários fatores sobre o estudo da Sociolinguística, mostrando quais foram os principais motivos que influenciaram inúmeras pessoas a fazerem o uso da diversidade linguística, e que por meio disso tem causando muita discriminação social aos usuários que fazem uso dessa variante. Nesse sentido, esta pesquisa buscou relacionar diversos conceitos sobre a Sociolinguística e preconceito linguístico, bem como a importância dos estudos Sociolinguísticos para o enfrentamento dos preconceitos linguísticos e sociais apresentado como problema de pesquisa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, com base em um estudo comparativo do conteúdo das obras de diferentes autores como: Antunes (2003), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2005), Marcuschi (1997), Possenti (1996), Faraco (2003), Martelotta (2009), Labov (2007) entre outros.
Descrição: SOUZA, Thiago de Oliveira. A importância dos estudos sociolinguísticos para o enfrentamento dos preconceitos linguísticos e sociais. 2019. 25 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23283
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago de Oliveira SouzaPDF - Thiago de Oliveira Souza610.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.