Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23290
Título: Carmilla, a vampira de Kernstein: o gótico e a sexualidade desviante na novela de Sheridan Le Fanu
Autor(es): Ferreira, Vanessa de Lima
Palavras-chave: Literatura
Sexualidade
Lesbianismo
Vampiro
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: Desde sempre a sociedade nos impõe inúmeras regras que vão desde a maneira de nos vestirmos até a forma como nos comportamos sexualmente. Nesse sentido, entendemos que o vampiro tem o poder de transgredir os valores morais e sexuais dos modelos patriarcais que predominam em uma sociedade. Esse artigo tem como objetivo levantar uma breve discussão sobre como a novela gótica vitoriana Carmilla transgride esses valores morais e sexuais dos modelos patriarcais que prevaleciam na Era Vitoriana. Além disso, pretendemos discutir a relação entre a sexualidade da personagem Carmilla e o seu destino na narrativa, enfatizando assim questões sobre o seu relacionamento com Laura e compará los à sexualidade desviante em relação à sociedade vitoriana. Assim, procuramos dar visibilidade à sexualidade e a quebra dos padrões do período Vitoriano sobre a personagem . Portanto, analisaremos a novela vampiresca Carmilla de Joseph Sheridan Le Fanu , com o intuito de observarmos a postura transgressora da personagem Carmilla, enfatizando o lesbianismo dentro da obra literária gótica. Dessa maneira, o estudo consiste e m uma pesquisa bibliográfica de caráter analítico . Com o embasamento teórico utilizamos autores como: Del Priore (2006), Foucault (1988), Louro (2000), Rossi ( Santos ( Constatou se que a sexualidade da personagem Carmilla constitui se como desviante, uma vez que a heterossexualidade é a única orientação aceita pela sociedade Em suma, concluímos que a novela gótica Carmilla retrata um relacionamento lésbico latente ousado para os padrões da época tendo em vista que a homossexualidade sempre foi concebida como subversiva.
Descrição: FERREIRA, Vanessa de Lima. Carmilla, a vampira de Kernstein: o gótico e a sexualidade desviante na novela de Sheridan Le Fanu. 2019. 32 f. Artigo (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23290
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa de Lima Ferreira.pdfVanessa de Lima Ferreira1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.