Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23293
Título: Além do final feliz: o retrato da infância em “a pequena vendedora de fósforos”
Autor(es): Silva, Vanessa Martins da
Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil
Infância
Contos de fadas
Hans Christian Andersen
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: A literatura infantil e juvenil como intermediário da transformação do individuo/leitor, viabiliza uma analise de fundo critico em relação aos elementos que constituem a alma do ser humano e as situações causadas pela convivência na sociedade. Por meio dela os leitores são capazes de compreender os seus sentimentos e emoções, como também a realidade e os fatos sociais que influenciam no seu desenvolvimento como indivíduo. Nessa ótica de analises de fatos da sociedade temos como objeto de estudoo retrato da infância da personagem principal no conto “A pequena vendedora de fósforos” de Hans Christian Andersen, que mediante seu conto de fadas conduz uma reflexão sobre as mazelas da sociedade que causa conturbação perante as injustiças que abalam os cidadãos. A base de fundamentação desta pesquisa está em pensamentos dos autores: Coelho(2000), Bettelheim(2001), Cavalcante(2009),Cadermatori(2006), Zilberman(2014), que trazem reflexões acerca dos contos de fadas e sobre o percurso da literatura infanto-juvenil que são orientação para esta pesquisa. Dessa forma percebemos que as marcas de uma vida difícil que inclui o desprezo familiar e o trabalho infantil podem causar sentimentos negativos no individuo, fazendo com que ele veja a morte como uma solução para superar as suas dificuldades.
Descrição: SILVA, Vanessa Martins da. Além do final feliz: o retrato da infância em “a pequena vendedora de fósforos”. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23293
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Martins da Silva.pdfVanessa Martins da Silva661.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.