Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23299
Título: Escoamento laminar em dutos circulares com incrustações: análise do perfil de velocidade e fator de atrito.
Autor(es): Neves, Rebeca Alves
Palavras-chave: Mecânica dos fluidos
Dutos
Resíduos
Data do documento: 2-Mar-2021
Resumo: Diversos fatores influenciam o surgimento de resíduos e depósitos nas paredes de dutos, devido ao acúmulo de materiais orgânicos ou não, quando se realiza o transporte seja na indústria de petróleo ou mesmo na distribuição de água e áreas de saneamento básico. Esses depósitos diminuem a área de passagem do fluido, dificultando assim o transporte no interior destas tubulações. De modo geral, denominamos de incrustações o acúmulo de compostos nas paredes internas dos dutos. Observando essas questões, este trabalho visa apresentar um estudo hidrodinâmico, apresentando perfis de velocidade e número de Poiseuille em dutos circulares com incrustações no seu interior. A geometria da seção transversal do duto é apresentada, ao total de cinco geometrias com seções diferentes, e aproximações das curvas, que compõem as incrustações são parametrizadas para compor um conjunto de funções bases onde as mesmas são utilizadas para aplicação do método integral baseado em Galerkin. A análise hidrodinâmica local é discutida para escoamento laminar completamente desenvolvido no interior das geometrias consideradas e o estudo apresentado amplia a aplicação do método de Galerkin às geometrias arbitrárias, visto que as incrustações simulam geometrias não convencionais e não encontradas na literatura.
Descrição: NEVES, Rebeca Alves. Escoamento Laminar em Dutos Circulares com Incrustações: Análise do Perfil de Velocidade e Fator de Atrito. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física)-Universidade Estadual da Paraíba. Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23299
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF_Rebeca Alves Neves.pdfPDF_Rebeca Alves Neves2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_PDF.pdfTermo_de_Deposito_PDF84.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.