Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23300
Título: O que pensam os discentes de letras acerca do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual
Autor(es): Gomes, Maria Aparecida Diniz
Palavras-chave: Inclusão escolar
Deficiência intelectual
Representação social
Data do documento: 5-Mar-2021
Resumo: A inclusão é um dos principais desafios do cenário educacional, embora tenha ganhado forças nos últimos anos, seu avanço ainda é lento. O ambiente escolar abrange um público misto em sua diversidade e tem a obrigação de acolher e favorecer meios para que cada aluno com deficiência tenha condições favoráveis a seu desenvolvimento. Além dessas questões estruturais e pedagógicas é importante compreender as ideias e concepções que os futuros professores constroem sobre deficiência e como isso pode afetar o contexto escolar. O objetivo desse trabalho é analisar as representações sociais acerca da deficiência intelectual elaboradas por estudantes do último semestre do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba. Para esta realização foi utilizada a metodologia qualitativa com pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada por meio de questionários com respostas abertas, tendo como embasamento teórico autores como Almeida (2004), Vigotski (1997), Silveira; Enumo; Rosa (2012), Relatório Mundial sobre Deficiência (2011), APA (2002). Foi possível perceber após a análise dos dados que a definição sobre deficiência intelectual está predominantemente ancorada no modelo biológico e que apesar dos discentes apresentarem uma atitude de concordância em relação ao processo de inclusão escolar, estes estabelecem uma série de condicionalidades para que a mesma seja de fato efetivada.
Descrição: GOMES, M. A. D. O que pensam os discentes de letras acerca do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual. 2021. 18 f. Monografia (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23300
Aparece nas coleções:I - EEPEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maria Aparecida Diniz Gomes.pdfPDF- Maria Aparecida Diniz Gomes508.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito219.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.