Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23325
Título: Yu Gi Oh! Como ferramenta auxiliar para o ensino de funções inorgânicas: Ácidos e bases
Autor(es): Santos, Juliana Felix dos
Palavras-chave: Ensino de Química
Recursos didáticos
Funções inorgânicas
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: Despertar o interesse do aluno pelo conhecimento científico vem se tornando uma desafio para os professores, diante disso, atividades lúdicas vêm sendo um instrumento didático cada vez mais estudado por pesquisadores, dentre elas os jogos tem ganhado grande destaque, isto por ser uma atividade motivadora que proporciona o aprendizado de forma prazerosa e divertida. A presente pesquisa apresenta a elaboração e aplicação de um jogo didático, o jogo YU GI OH! Ácidos e Bases, inspirado no YU GI OH! da Konami, e a avaliação dos benefícios do recurso, para o ensino de Química. A pesquisa deu-se por meio qualitativo, onde o levantamento de dados foi feito a partir da aplicação de questionários e observação durante a aplicação da proposta. Os participantes da pesquisa foram seis alunos do segundo ano médio de uma escola estadual, localizada na cidade de Massaranduba- PB. Através dos questionários pode-se avaliar a eficiência do jogo, uma vez que o número de acertos de questões após a utilização do jogo subiram de maneira significativa. Através desse resultado observou-se que a intervenção com o jogo melhorou a aprendizagem pois houve melhora no resultado. Obtido nas questões após sua aplicação, questões onde o número de acerto passou de acertos foi um e passou para três, de zero para cinco, outra questão tivemos 100% de acertos, demonstrando que a utilização do jogo pode auxiliar para a melhor eficiência na aprendizagem do conteúdo ácido e base no ensino médio, sendo um alternativa de instrumento de didática para minimizar as dificuldades que o professor encontra em sala de aula.
Descrição: SANTOS, J. F. dos. Yu Gi Oh! Como ferramenta auxiliar para o ensino de funções inorgânicas: Ácidos e bases. 2019. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23325
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Felix dos SantosPDF - Juliana Felix dos Santos1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito119.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.