Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23326
Título: Implantação do consultório farmacêutico em uma universidade pública de Campina Grande, Paraíba, Brasil
Autor(es): Rafael, Ana Karoline Gouveia
Palavras-chave: Consultório farmacêutico
Farmacêutico
Atenção farmacêutica
Serviços farmacêuticos
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: A implantação do consultório farmacêutico traz diversos benefícios para população sendo de suma importância na qualidade de vida das pessoas atendidas pelo serviço. O presente estudo tem como objetivo acompanhar o processo de implantação do Consultório Farmacêutico em uma universidade pública em Campina Grande, Paraíba, Brasil. Foi utilizada metodologia ativa do tipo problematização e aprendizagem baseada em problemas para atendimento do consultório farmacêutico dos 109 assistidos na universidade Estadual da Paraíba na cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, no período de agosto de 2018 a agosto de 2019. No primeiro momento, explanou-se acerca da atividade a ser realizada e foram solicitadas informações sociais dos indivíduos assistidos pelo consultório. No segundo momento, foi verificada a pressão arterial sistêmica, farmacoterapia utilizada pelos indivíduos e uso de práticas integrativas e complementares. Por último, foram realizadas orientações em saúde, em especial quanto à utilização correta de medicamentos. Os resultados demonstraram que a maioria dos assistidos era do sexo feminino(67,9%), com faixa etária entre 40 e 60 anos de idade (47,7%), grau de escolaridade com o maior percentual foi o de indivíduos com ensino superior incompleto (49%) e boa parte fazem uso de medicamentos de uso contínuo (49,5%). Quanto às doenças crônicas, a grande maioria apresentou Pressão Arterial normal (80%), consumo de álcool 33% menor quando comparado com aos que não consomem (67%), afirmaram ser fumantes 2,8 % dos assistidos. No tocante a atividade física, 39,5% não se exercita. De acordo com os resultados pode-se perceber a necessidade de acompanhamento de saúde, em especial, do farmacêutico. Pôde-se concluir que os indivíduos que buscam o consultório farmacêutico, de maneira geral, realizam o monitoramento de parâmetros fisiológicos além de requererem informações com relação aos medicamentos que fazem uso.
Descrição: RAFAEL, A. K. G. Implantação do consultório farmacêutico em uma universidade pública de Campina Grande, Paraíba, Brasil. 2019. 21f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23326
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito366.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Ana Karoline Gouveia Rafael.pdfPDF - Ana Karoline Gouveia Rafael468.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.