Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23347
Título: O conflito russo-ucraniano e a igreja ortodoxa: uma análise sobre a influência entre religião e Estado
Autor(es): Rocha, Mariana Gomes Ribeiro
Palavras-chave: Religião
Rússia
Ucrânia
Conflito russo-ucraniano
Igreja Ortodoxa
Data do documento: 15-Abr-2021
Resumo: A presente pesquisa visa compreender as relações entre a religião ortodoxa e os Estados, no contexto do conflito russo-ucraniano, que resultaram no cisma entre as Igrejas dos dois países, em 2018. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, utilizando-se levantamento bibliográfico, buscando (i) investigar o impacto da Igreja Ortodoxa no conflito russoucraniano, bem como os impactos que a instituição sofre do mesmo conflito; (ii) identificar a influência da Igreja Ortodoxa nas estruturas políticas da Rússia e da Ucrânia; e (iii) examinar o rompimento da Igreja Ortodoxa Russa com o Patriarcado de Constantinopla e com a Igreja Ortodoxa Ucraniana, elucidando a forma como a Igreja Ortodoxa está estruturada. Fez-se, também, uma análise dos estudos de Religião e Relações Internacionais, enfatizando a importância do tema. Conclui-se que a presença da Igreja Ortodoxa nos territórios citados foi crucial para a formação da identidade nacional, bem como para os desdobramentos ocorridos no conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia. Por fim, identificou-se que o Estado utiliza-se do elemento religioso para validar seus posicionamentos e interesses políticos
Descrição: ROCHA, M. G. R. O conflito russo-ucraniano e a igreja ortodoxa: uma análise sobre a influência mútua entre religião e Estado. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23347
ISSN: CDD 355
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Gomes Ribeiro Rocha.pdf587.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC (1) (1).pdf144 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.