Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2335
Título: Avaliação em ambiente online através do moodle: uma extensão do ensino presencial da língua inglesa em escola pública
Autor(es): Silva, Daniel de Souza
Palavras-chave: Língua Inglesa - Ensino
Tecnologia da Informação
Ensino Médio
Escola Pública
Avaliação
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a viabilidade do uso da plataforma virtual de aprendizagem, Moodle para se fazer avaliações somativas e formativas sobre a compreensão leitora de alunos de língua inglesa (LI) em contexto de escola pública e, se esta prática pode facilitar o fazer docente no que se refere à aplicação deste tipo de avaliação. Para tal, partimos da hipótese de que é possível inserir as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) no processo avaliativo de alunos de escola pública e que este é um instrumento facilitador da prática docente quanto à aplicação de avaliações. Para realizar nosso trabalho, dividimos a investigação em duas etapas: (i) estudo do Moodle e todas as ferramentas subjacentes ao nosso trabalho, assim como a instalação e confecção de uma avaliação a ser feita neste ambiente e (ii) trabalho de campo, que compreendeu a aplicação da avaliação. Dado o caráter prático desta pesquisa e o envolvimento com os sujeitos, este estudo é definido metodologicamente como pesquisa-ação. No entanto, limitamo-nos a aspectos técnico-didáticos referentes à adoção e implementação de um sistema online para uso irrestrito em escola pública, assim nosso corpus de estudo foi uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual localizada em Campina Grande – Paraíba. Para o desenvolvimento do aporte teórico de nossa pesquisa nos baseamos em: (i) Moodle (2012), Hollowell (2011), Rice e Nash (2010), Rice IV (2006) e Weller (2002), como contribuintes para os aspectos técnicos e didáticos do Moodle e seus módulos; (ii) Moreira (2011), Walvoord e Anderson (2010 ), Shute e Becker (2010), Doane e Stefl-Mabry (2009) e OECD (2005), sobre os tipos de avaliação; por fim (iii), conceito de avaliação na modalidade online sob uma ótica de inserção das NTICs nas aulas de língua estrangeira (LE), Luckesi (2012), Niace (2007) e Adams (2000). Ao final de nosso estudo, os resultados sugerem que: o professor teve seu papel potencializado por meio do Moodle que servil de instrumento didático para apoio às aulas da LI, e constatamos ainda que o Moodle tem potencial a ser explorado não só para fazer avaliações, mas outras atividades que compreendem o ensino/aprendizagem da LI.
Descrição: Silva, D. de S. Avaliação em ambiente online através do moodle: uma extensão do ensino presencial da língua inglesa em escola pública. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2335
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel de Souza Silva.pdfDaniel de Souza Silva2.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.