Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23350
Título: "Meu amigo Pe. João": uma Juazeirinho pelos olhos de um pároco holandês
Autor(es): Vieira, Mirelle Neres
Palavras-chave: Juazeirinho - Paraíba
História local
Historiografia
História eclesial
Igreja católica
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: Na dificuldade de realizar pesquisas locais sobre a cidade de Juazeirinho – PB, diante da realidade de poucas produções sobre a historiografia local, a história eclesial da Paróquia São José de Juazeirinho do holandês Padre João Jorge Rietveld, recebe atenção e protagonismo diante de seu extenso conteúdo que parte do estudo de livros de registros eclesiais, acerca de uma gama de acontecimentos que levam até o desenvolvimento da cidade e Paróquia São José de Juazeirinho e região. Buscamos neste trabalho, através de um levantamento bibliográfico sobre a cidade, materiais pré-existentes à chegada do Padre João Jorge ao município (2002), onde buscamos problematizar acerca de quais motivações o conduziram a realizar as pesquisas sobre a pequena cidade do interior paraibano; sua dedicação a projetos pastorais e sociais durante sua administração paroquial (2002-2014); análise sobre O Verde do Juazeiro: história da paróquia de São José de Juazeirinho (2009) e o impacto e disseminação de sua obra em produções posteriores. Para tanto, partimos de um diálogo historiográfico e de um referencial teórico, onde destacamos as contribuições obtidas a partir de Sandra Jatahy Pesavento (2007), José Adilson Filho (2019) e Roger Chartier (2010) para melhor pensarmos acerca das histórias das cidades, história local e representações.
Descrição: VIEIRA, M. N. “Meu amigo Pe. João”: uma Juazeirinho pelos olhos de um pároco holandês. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23350
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MIRELLE NERES VIEIRA.pdf535.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf71.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.