Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23352
Título: Avaliação da produção cíclica e da qualidade do fruto do coqueiro anão em função de tipos e doses de biofertilizante
Autor(es): Maia, Damião Hugo
Palavras-chave: Análises
Pesos
Fertilizante liquido
Fruto do coqueiro anão
Data do documento: 12-Fev-2021
Resumo: Os resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal, tais como estercos, compostos orgânicos, húmus de minhoca e biofertilizantes, têm sido empregados com sucesso para a fertilização dos solos. Objetivou-se, com a presente pesquisa, estudar os efeitos de diferentes tipos e doses de biofertilizante na produção e na qualidade do fruto do coqueiro anão. A pesquisa foi conduzida no Centro de Ciências Humanas e Agrárias - CCHA da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus-IV, distando 2 km da sede do município de Catolé do Rocha-PB, que está situado na região semiárida brasileira, no Noroeste do Estado da Paraíba. O delineamento experimental adotado na implantação da pesquisa com o coqueiro anão foi o de blocos casualizados, com 12 tratamentos, no esquema fatorial 2x6, com quatro repetições, totalizando 48 plantas experimentais. Foram estudados os efeitos de 2 tipos de biofertilizante (B1 = à base de esterco bovino não enriquecido e B2 = à base de esterco bovino enriquecido com farinha de rocha MB4, leguminosa e cinza de madeira) e de 6 doses de biofertilizante (D1 = 0; D2 = 0,7; D3 = 1,4; D4 = 2,1; D5 = 2,8; e D6 = 3,5 L/planta/vez) na produção e na qualidade do fruto do coqueiro anão nos dois primeiros anos de produção. As adubações de cobertura do coqueiro foram realizadas de dois em dois meses, sendo utilizados os tipos e as doses de biofertilizante preconizadas no projeto em questão. Os biofertilizantes foram produzidos de forma anaeróbia em recipientes plásticos com tampa, com capacidade individual para 240 litros. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que as variáveis de produção do coqueiro anão foram afetadas significativamente pelas doses e tipos de biofertilizante; os efeitos do biofertilizante enriquecido B2 foram mais pronunciados do que os efeitos do não enriquecido B1 para todas as variáveis de produção do coqueiro anão; a qualidade da água do fruto verde do coqueiro anão não foi afetada de forma significativa pelas doses e tipos de biofertilizante; os valores da umidade e dos sólidos totais da polpa do fruto verde do coqueiro anão aumentaram e diminuíram linearmente, respectivamente, com o incremento da dose de biofertilizantes; a qualidade da polpa do fruto verde do coqueiro anão não foi afetada significativamente pelos tipos de biofertilizante; os valores dos sólidos solúveis totais da polpa do fruto maduro do coqueiro anão diminuíram com o incremento da dose de biofertilizante; e a qualidade da polpa do fruto maduro do coqueiro anão não foi afetada significativamente pelos tipos de biofertilizante.
Descrição: MAIA, D. H. Avaliação da produção cíclica e da qualidade do fruto do coqueiro anão em função de tipos e doses de biofertilizante. 2021. 43f. Monografia (Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis Para o Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23352
Aparece nas coleções:IV - ESPSS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião Hugo MaiaPDF - Damião Hugo Maia731.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito62.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.