Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Andreia de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-06T10:20:34Z | - |
dc.date.available | 2021-05-06T10:20:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23359 | - |
dc.description | BARBOSA, A. de B. Por uma escrita como processo no ensino remoto: reflexões sobre uma prática no 9º do ensino fundamental, na cidade de Aroeiras - PB. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo constitui-se de uma análise de uma prática pedagógica para o ensino da escrita no contexto de ensino remoto, realizada na Escola Municipal Maria Lúcia de Albuquerque, em Aroeiras-PB, tendo como objetivo observar as atividades metodológicas usadas quanto ao ensino da produção textual, buscando refletir sobre a importância da escrita como processo durante o ensino-aprendizagem dos alunos. Para fundamentar nosso artigo, tomamos como base os estudos da Linguística Aplicada, especificamente, a concepção Interacionista Sociodiscursiva (ISD) de linguagem e de texto escrito, representado pelo grupo de Genebra Schneuwly, Dolz e Bronckart, juntamente com as orientações do documento oficial da Educação, a BNCC. Para tanto, utilizamos como instrumento de pesquisa a observação das aulas remotas, via whatsapp, e os roteiros de estudos propostos pela professora durante um dia na semana, na única turma do 9º ano da referida escola. Buscamos refletir como o trabalho com a escrita influencia na vida do aluno, quando não ensinada de forma eficaz, excluindo-o de seu letramento e de seu crescimento social e intelectual. Os resultados da pesquisa apontaram para os desafios e as dificuldades de trabalhar a escrita como processo no contexto de aulas remotas, pois as condições de produção não foram favoráveis para que se desempenhe um ensino/aprendizagem de uma escrita significativa nas aulas de língua portuguesa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Dalva Lobão Assis | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | Por uma escrita como processo no ensino remoto: reflexões sobre uma prática no 9º do ensino fundamental, na cidade de Aroeiras-PB. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL-ANDREIA DE BRITO.pdf | PDF- Andreia de Brito Barbosa | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de deposito 2020 TCC.pdf | Termo de depósito | 935.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.