Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Andreia de Brito-
dc.date.accessioned2021-05-06T10:20:34Z-
dc.date.available2021-05-06T10:20:34Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23359-
dc.descriptionBARBOSA, A. de B. Por uma escrita como processo no ensino remoto: reflexões sobre uma prática no 9º do ensino fundamental, na cidade de Aroeiras - PB. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo constitui-se de uma análise de uma prática pedagógica para o ensino da escrita no contexto de ensino remoto, realizada na Escola Municipal Maria Lúcia de Albuquerque, em Aroeiras-PB, tendo como objetivo observar as atividades metodológicas usadas quanto ao ensino da produção textual, buscando refletir sobre a importância da escrita como processo durante o ensino-aprendizagem dos alunos. Para fundamentar nosso artigo, tomamos como base os estudos da Linguística Aplicada, especificamente, a concepção Interacionista Sociodiscursiva (ISD) de linguagem e de texto escrito, representado pelo grupo de Genebra Schneuwly, Dolz e Bronckart, juntamente com as orientações do documento oficial da Educação, a BNCC. Para tanto, utilizamos como instrumento de pesquisa a observação das aulas remotas, via whatsapp, e os roteiros de estudos propostos pela professora durante um dia na semana, na única turma do 9º ano da referida escola. Buscamos refletir como o trabalho com a escrita influencia na vida do aluno, quando não ensinada de forma eficaz, excluindo-o de seu letramento e de seu crescimento social e intelectual. Os resultados da pesquisa apontaram para os desafios e as dificuldades de trabalhar a escrita como processo no contexto de aulas remotas, pois as condições de produção não foram favoráveis para que se desempenhe um ensino/aprendizagem de uma escrita significativa nas aulas de língua portuguesa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Dalva Lobão Assispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectProcesso ensino/aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titlePor uma escrita como processo no ensino remoto: reflexões sobre uma prática no 9º do ensino fundamental, na cidade de Aroeiras-PB.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL-ANDREIA DE BRITO.pdfPDF- Andreia de Brito Barbosa1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito 2020 TCC.pdfTermo de depósito935.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.