Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23366
Título: Discutindo a cultura corporal em auxílio à saúde: Relato de experiência
Autor(es): Oliveira, Marlyson Geovanini Silva de
Palavras-chave: Musculação
Treinamento resistido
Cultura corporal
Idosos
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: Objetivou-se com este trabalho relatar e discutir a experiência no Projeto de Cultura Corporal em Auxílio à Saúde, vivenciada na Academia Escola do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, como bolsista do projeto de extensão, no período de janeiro a maio de 2016. Foram atendidos adultos na comunidade acadêmica da UEPB, bem como interessados da comunidade circunvizinha, tendo 01h de atividade por turma, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Cada turma era composta por cerca de 30 alunos, onde procurávamos dividir a turma em duas metades, para que uma parte executasse o treino A (MMII) e a outra parte o treino B (MMSS e tronco), assim aproveitando o máximo do ambiente de treinamento. Para iniciar as atividades, os alunos eram orientados a realizar o aquecimento. Em seguida direcionados para a prática da musculação, iniciando por exercícios multiarticulares, para depois executarem os exercícios monoarticulares e finalizando com exercícios de estabilidade do tronco. A Cultura Corporal na academia, normalmente está voltada primariamente para atividades físicas que modelem o corpo, priorizando a estética, no entanto, o projeto Cultura Corporal em Auxílio à Saúde foi realizado numa perspectiva voltada para saúde e buscou trazer como benefícios o bem-estar e melhor qualidade de vida dos envolvidos. Com a proximidade com a comunidade proporcionada pela participação no projeto, além de poder colocar teorias em prática foi possível desenvolver o lado da humanidade em consequência da convivência e troca de afetos durante as aulas.
Descrição: OLIVEIRA, M. G. S. de. Discutindo a cultura corporal em auxílio à saúde: Relato de experiência. 2018. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23366
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marlyson Geovanini Silva de Oliveira.pdfPDF - Marlyson Geovanini Silva de Oliveira598.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.