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dc.contributor.authorNunes, Jorge da Silva-
dc.date.accessioned2013-11-13T19:59:15Z-
dc.date.available2013-11-13T19:59:15Z-
dc.date.issued2013-11-13-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2337-
dc.descriptionNunes, J. da S. Práticas de ensino da língua portuguesa para a educação de jovens e adultos: algumas reflexões metodológicas. 2013. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractA educação de jovens e adultos tem se tornado um instrumento indispensável para o exercício da cidadania na sociedade contemporânea, embora se trate de uma modalidade de ensino que requer grandes mudanças e inovações nos processos metodológicos. Essas mudanças devem possibilitar ao indivíduo seja ele jovem e adulto, o desenvolvimento de seu potencial como cidadão, desenvolver/despertar suas habilidades considerando a ampliação das competências adquiridas durante a vida escolar, para alguns deles, ou durante a vida extraescolar, para a grande maioria. Diante disso, a educação de jovens e adultos passa a ser pensada como uma modalidade diferente da oferecida na rede regular de ensino (FREIRE, 1996). Atento a essa realidade, este trabalho questiona “Quais práticas de ensino da língua portuguesa envolvem e tornam sua aprendizagem mais significativa para alunos da EJA”? E, elege como objetivo geral: Investigar as práticas de ensino da língua portuguesa na EJA e, de modo específico: a) Discutir o ensino de língua portuguesa para jovens e adultos; b) Refletir sobre as necessidades do aluno adulto ao retornar à escola; c) Apresentar, de acordo com as fontes consultadas, práticas de leitura e de escrita que façam parte da vivência desses alunos. Esses objetivos atentam para o fato de que esse público tem retornado à escola e tem se defrontado com velhas práticas de ensino da língua, que não têm favorecido a sua permanência na escola. A língua, muitas vezes, tem sido ensinada com foco apenas em seus aspectos gramaticais e deles espera-se que o aluno saiba nomear as palavras dentro de um conjunto de classes ou que ele saiba reconhecer aspectos de sua sintaxe. É subtraída desse ensino a compreensão de que a língua se efetiva através de textos (PCNs, 1997; MARCUSCHI, 2008; KLEIMAN. 2005). Para que práticas efetivas de ensino da língua contemplem essa nova compreensão, é preciso repensar essas situações de ensino, entre elas, destacamos a formação inicial do professor de língua portuguesa e a estrutura do curso de letras; as estratégias metodológicas de ensino da língua; a necessidade de redimensionamento dos objetivos de ensino. Para tanto, a construção do presente artigo, se fundamenta em algumas discussões teóricas e contribuições advindas dos PCNs – LP; as Orientações Curriculares para a EJA; além de outras provenientes da Linguística Aplicada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ranieri Machado Bezerra de Mellopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.titlePráticas de ensino da língua portuguesa para a educação de jovens e adultos: algumas reflexões metodológicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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