Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23383
Título: Efeito de um programa de exercícios físicos na composição corporal e aptidão cardiorrespiratória de indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica: Uma revisão integrativa
Autor(es): Fortunato, Igor Henriques
Palavras-chave: Cirurgia bariátrica
Composição corporal
Exercício físico
Aptidão cardiorrespiratória
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: A prevalência da obesidade tem aumentado em todo o mundo, em contrapartida, o número de procedimentos cirúrgicos gástricos realizados, tem aumentado. Contudo, indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica comumente apresentam baixa aptidão cardiorrespiratória e grande perda de massa livre de gordura. Neste sentido, programas de exercícios físicos tem sido proposto para atenuar essas perdas ou melhorar a condição dos pacientes bariátricos. Sendo assim, este trabalho busca entender os efeitos de diferentes programas de exercícios físicos na composição corporal e aptidão cardiorrespiratória de indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica. Trata-se de uma revisão integrativa, com busca na base de dados da PUBMED, com uso dos descritores “bariatric surgery” AND “exercise”. Seguindo os critérios de elegibilidade, cinco artigos originais foram incluídos para esta revisão. Os resultados foram inconsistentes em relação à melhora da composição corporal e da aptidão cardiorrespiratória com a prática de exercícios físicos, entretanto, a pratica de exercícios físicos foi capaz de melhorar a função física dos pacientes submetidos a cirurgia bariátrica.
Descrição: FORTUNATO, I. H. Efeito de um programa de exercícios físicos na composição corporal e aptidão cardiorrespiratória de indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica: Uma revisão integrativa. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23383
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Henriques Fortunato.pdfPDF - Igor Henriques Fortunato1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.