Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23392
Título: Expressões Lambda no Java SE 8: Um estudo introdutório
Autor(es): Miranda, Bruno Santos de
Palavras-chave: Paradigma funcional
Linguagem Java
Expressões Lambda
Programação funcional
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: Este trabalho apresenta aspectos da programação funcional (Expressões Lambda), inseridas na linguagem Java SE 8. Essa introdução proporcionou ganho na estrutura do código e facilidade no uso da programação paralela. De forma geral, o trabalho tem o papel de difundir a utilização da programação funcional, utilizando a linguagem Java, e verificar se existem diferenças significativas em relação ao tempo de execução quando comparado a soluções convencionais. A partir de duas implementações para alguns problemas conhecidos da computação, sendo uma utilizando o paradigma orientado a objetos e outra utilizando as expressões lambda (API do Java SE 8), foi realizada uma análise quantitativa de métricas associadas aos problemas. Observou-se que quando utilizado as Expressões Lambda, nos problemas abordados, não apresentou grandes diferenças em relação ao tempo de execução, quando comparada com métodos de programação convencionais utilizando a linguagem Java. Com a adição deste recurso, a linguagem Java torna-se flexível e robusta, proporcionando ao programador outro formato de programação. Contudo, são necessários conhecimentos mínimos da programação funcional e a compreensão do momento adequado de utilizar a API. Como trabalho futuro foi sugerido a investigação da utilização das expressões lambda no processamento em paralelo.
Descrição: MIRANDA, B. S. de. Expressões Lambda no Java SE 8: Um estudo introdutório. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23392
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Santos de Miranda.pdfPDF - Bruno Santos de Miranda2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.