Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23394
Título: O uso de jogos didáticos para o ensino de zoologia dos vertebrados em uma escola pública de Queimadas – PB
Autor(es): Freitas, Danília de Lima
Palavras-chave: Zoologia
Ludicidade
Jogos didáticos
Data do documento: 10-Mar-2020
Resumo: A zoologia é o ramo das ciências biológicas que tem por finalidade o estudo do reino animal em seus múltiplos aspectos. No entanto, a depender da metodologia utilizada para abordar essa temática, o ensino torna-se enfadonho e monótono, sobretudo a partir de aulas unicamente expositivas. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo desenvolver aulas de ciências (zoologia dos vertebrados), através de metodologias lúdicas, utilizando como recurso pedagógico os jogos didáticos. A pesquisa foi desenvolvida com 40 alunos e 02 professores de ciências de duas turmas de 7º ano do ensino fundamental (turno matutino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertuliano Maciel, situada na zona urbana da cidade de Queimadas/PB. Inicialmente, foi realizado um levantamento das concepções dos estudantes a respeito dos vertebrados, por meio de questionário pré-teste; os jogos foram aplicados e, em seguida, realizado o questionário pós-teste. Os professores foram questionados sobre a metodologia de ensino, recursos didáticos utilizados nas aulas, rendimento escolar e dificuldades percebidas para a realização de aulas práticas ou de caráter lúdico. Como resultado da pesquisa, observou-se um aumento no número de acertos das questões específicas de cada conteúdo abordado através das atividades lúdicas, 18,5% para o jogo “Roleta dos peixes”, 32% para o jogo “Que anfíbio sou eu?” e 24,2% para o “Tabuleiro dos répteis”, indicando assim uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados. Dessa forma, pretendeu-se motivar, dinamizar, diversificar e fortalecer o interesse dos alunos e professores pelos conteúdos referentes à zoologia, trabalhando de forma contextualizada a partir das concepções dos participantes da pesquisa.
Descrição: FREITAS, D. de L. O uso de jogos didáticos para o ensino de zoologia dos vertebrados em uma escola pública de Queimadas – PB. 2020. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23394
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danília de Lima Freitas.pdfPDF - Danília de Lima Freitas1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.