Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23411
Título: Conceitos e colagens de calçados
Autor(es): Santos, Marcelo José dos
Palavras-chave: Indústria calçadista
Adesivos
Polímeros
Substratos
Data do documento: 11-Dez-2018
Resumo: Os calçados foram criados a partir da constante busca do ser humano em atender suas necessidades básicas de sobrevivência, sendo um meio de proteger os pés da umidade, do frio e do calor. Um dos elementos que está amplamente utilizado na indústria calçadista é o adesivo que é uma substância ou material capaz de manter materiais unidos quando colocado em contato. A primeira condição para que se estabeleça uma ligação adesiva é que o adesivo, que deve ser líquido no momento da aplicação, molhe o substrato, espalhando-se facilmente sobre ele. Neste sentido, buscou-se na literatura estudos na área objetivando a realização de um levantamento bibliográfico sobre adesivos em calçados, elucidando a importância dessa etapa na fabricação. Propõe-se a apresentação de um estudo de caso que mostra como a resistência de uma colagem depende de muitos fatores difíceis de quantificar como o comprimento de sobreposição, a cedência do substrato, a plasticidade do adesivo e a espessura da cola e preparação dos substratos. Em muitos casos parte dos problemas na colagem são decorrentes de uma má preparação dos substratos. E outro avaliando o comportamento mecânico a partir de ensaios de resistência e descascamento de dois tipos de adesivos poliméricos, o adesivo poliuretano e o adesivo policloropreno, comumente empregado no setor calçadista. Com isso, apresenta-se a importância do adesivo na indústria calçadista.
Descrição: SANTOS, M. J. dos. Conceitos e colagens de calçados. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23411
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo José dos Santos.pdfPDF - Marcelo José dos Santos1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.