Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23412
Título: Avaliação da qualidade de fertilizantes minerais do tipo NPK destinados à aplicação via solo
Autor(es): Lins, Sayonara Albuquerque
Palavras-chave: Qualidade dos fertilizantes
Fertilizantes minerais
NPK
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: Os fertilizantes são produtos compostos principalmente por macronutrientes e micronutrientes. Uma enorme variedade de fertilizantes é comercializada ao alcance de toda a população sem nenhum controle, entretanto há uma preocupação com a qualidade deste produto, já que pode trazer problemas à lavoura e ao meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade de fertilizantes minerais do tipo NPK destinados à aplicação via solo, comercializados na cidade de Campina Grande – PB, que auxiliam na agricultura proporcionando os nutrientes necessários para o crescimento das plantas. Foram avaliados 4 tipos de fertilizantes e identificadas por numeral de 1 a 4, sendo realizadas análises físicas e químicas em quatro amostras diferentes para determinar a qualidade dos fertilizantes, onde consistem em verificar características importantes como umidade, pH, granulometria, dispersão de partículas e teores químicos descritos no rótulo. Dentre as amostras analisadas observou-se que a amostra 2 e 3 possuíram os melhores resultados em comparação as demais, pois obtiveram um bom índice de qualidade conforme a normativa N° 39 de 8 de agosto de 2018, com pH próximo a neutralidade, taxa de umidade menor que 2%, granulometria relativamente uniforme, alta segregação e teores de nitrogênio e potássio conforme descritos no rótulo. A amostra 1 foi a que mais se distanciou da normativa quanto as características analisadas, porém levando em consideração todas as características citadas todas estariam reprovadas, pois os teores de fósforo estavam distintos dos citados nos rótulos em todas as amostras. Com esses resultados verificou-se que a pesquisa foi de extrema importância, pois revelou que as amostras de fertilizantes não estavam dentro de todos os parâmetros da legislação vigente, o que é preocupante, pois estes produtos são utilizados no meio ambiente podendo causar danos irreversíveis. Em vista dos argumentos apresentados neste trabalho, foi realizada uma avaliação da qualidade de fertilizantes comercializados na cidade de Campina Grande, onde serão efetuadas análises que determinam se os produtos estão aptos ou não para serem comercializados.
Descrição: LINS, S. A. Avaliação da qualidade de fertilizantes minerais do tipo NPK destinados à aplicação via solo. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23412
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayonara Albuquerque Lins.pdfPDF - Sayonara Albuquerque Lins1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.