Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23413
Título: Estudo de caso: Avaliação de coagulante orgânico Tanfloc em tratamento de água convencional
Autor(es): Félix, Danilyson Mendes
Palavras-chave: Tratamento de água
Coagulantes orgânicos
Tanfloc
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O tratamento de água convencional compreende várias etapas, dentre elas a coagulação e a floculação. Por meio dessas duas etapas ocorrem a desestabilização de partículas coloidais suspensas, presentes na água e, em seguida, o agrupamento dessas partículas, formando os flocos. Para que isso ocorra, é necessária a adição de um coagulante ao sistema de tratamento. Coagulantes são produtos orgânicos ou inorgânicos utilizados para espessar líquidos, eventualmente separando a fase sólida. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca do uso do coagulante orgânico Tanfloc no tratamento de água convencional. Diante do exposto, o presente trabalho faz uma análise exploratória a partir de uma revisão bibliográfica e um estudo de caso, com o objetivo de relatar experimentos realizados pelos autores onde foram explicados coagulantes inorgânicos e orgânicos na etapa de tratamento de água de abastecimento. Verificou-se que o desempenho do Tanfloc na remoção da turbidez da água se equiparou à obtida no uso de coagulantes à base de alumínio. Por meio deste estudo foi possível observar que o coagulante Tanfloc demonstrou desempenho tão eficiente quanto o dos coagulantes inorgânicos com a vantagem de ser um coagulante que gera resíduos biodegradáveis e possui matéria-prima renovável, apresentando-se, portanto, um potencial na substituição dos coagulantes inorgânicos.
Descrição: FÉLIX, D. M. Estudo de caso: Avaliação de coagulante orgânico Tanfloc em tratamento de água convencional. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23413
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilyson Mendes Félix.pdfPDF - Danilyson Mendes Félix477.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.