Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23417
Título: Gliceroquímica: Uma revisão sobre as aplicações e as potenciais inovações no uso do glicerol como reagente em transformações orgânicas
Autor(es): Amorim, Wandson Lukas do Nascimento
Palavras-chave: Química verde
Glicerol
Purificação do glicerol
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo fazer um levantamento teórico e bibliográfico acerca dos atuais estudos relacionados ao uso do glicerol como reagente em transformações químicas, seguindo principalmente as rotas reativas da gliceroquímica que, por sua vez, é a área da Química que se dedica ao estudo exclusivo das formas de sintetizar novos produtos com alto valor agregado a partir do glicerol, sobretudo quando se obtém acetatos de glicerol através da reação de acetilação e/ou esterificação. Nesse sentido, é possível justificar o uso desse insumo, levando em consideração a grande quantidade de glicerol lançada no mercado e que muitas vezes não é absorvida pelos seus consumidores, sendo que este excedente de glicerol é gerado, na sua grande maioria, pelas indústrias de biodiesel que crescem a cada ano por conta do interesse ecológico que esse produto possui. Estudos recentes demonstram a eficácia na síntese de acetados de glicerol, bem como os rendimentos proporcionados com o uso de catalisadores ácidos, sendo uma possiblidade adequar as etapas do procedimento reacional, da síntese de produtos esterificados de glicerol, aos termos da Química Verde, considerando a ausência de solventes, o uso de substâncias baratas e que são rejeitos industriais para promover tais reações. Por fim, nessa perspectiva, é evidenciado que a acetilação do glicerol possui um grande potencial diante do uso de catalisadores verdes como o ácido sulfâmico, como também de ácidos orgânicos de maior peso molecular e com anéis aromáticos em sua estrutura, com a possibilidade de formação de produtos que possuem significativo interesse.
Descrição: AMORIM, W. L. do N. Gliceroquímica: Uma revisão sobre as aplicações e as potenciais inovações no uso do glicerol como reagente em transformações orgânicas. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23417
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wandson Lukas do Nascimento Amorim.pdfPDF - Wandson Lukas do Nascimento Amorim1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.