Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23457
Título: Cuidado em saúde mental na atenção básica em cidades rurais: uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): Costa, Regilane Barros de Araújo
Palavras-chave: Saúde mental
Atenção básica
Estratégia Saúde da Família
Data do documento: 20-Nov-2020
Resumo: Este estudo teve por objetivo discorrer sobre os desafios da atenção básica para promover o cuidado em saúde mental em cidades rurais. A pesquisa se caracteriza como sendo exploratória e descritiva, do tipo bibliográfica, de natureza qualitativa, utilizando-se de materiais bibliográficos publicados em bases de dados científicas sobre o assunto. Verificou-se que, nas últimas décadas, ocorreu o aumento da cobertura dos serviços prestados pela atenção básica e pela Estratégia Saúde da Família. Contudo, tem havido retrocessos nas políticas de saúde mental, bem como as demandas de saúde mental não são atendidas de forma adequada em municípios rurais. Dentre os desafios da atenção básica para promover a saúde mental da população em cidades rurais, destaca-se a gestão pública dos municípios, as fragilidades estruturais dos serviços de saúde, a rotatividade dos profissionais, os baixos salários, as dificuldades de acesso dos moradores que residirem em localidades mais isoladas, os baixos investimentos em políticas de saúde mental. Espera-se que este ensaio teórico colabore para reafirmar a importância do fortalecimento do SUS, sobretudo no âmbito da saúde mental e da atenção básica.
Descrição: COSTA, Regilane Barros de Araújo. Cuidado em saúde mental na atenção básica em cidades rurais: uma revisão narrativa da literatura. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23457
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Regilane Barros de Araújo Costa.pdfPDF - Regilane Barros de Araújo Costa390.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito460.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.