Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23459
Título: Interferência do treinamento funcional na composição corporal de adultos na cidade de Lagoa Seca
Autor(es): Leão, Romário José Araújo
Palavras-chave: Atividade física
Treinamento funcional
Composição corporal
Data do documento: 27-Dez-2020
Resumo: O treinamento funcional está cada vez mais presente nas salas de academias por todo o país. Segundo (Almeida e Teixeira, 2013) esta modalidade tem como objetivo o desenvolvimento das principais capacidades biomotoras, sendo esta melhora, responsável por gerar mudanças na composição corporal dos indivíduos praticantes. Deste modo o presente estudo teve por objetivo avaliar a interferência do treinamento funcional na composição corporal de adultos no município de Lagoa Seca -PB. A pesquisa foi caracterizada como longitudinal, do tipo descritiva e exploratória. A amostra foi constituída por 30 pessoas, de ambos os sexos e idades variadas, maiores de 18 anos, moradores da cidade de Lagoa Seca-PB e praticantes de treinamento funcional. Como instrumentos foram utilizados: Adipômetro, Ficha de avaliação desenvolvida por colaborares da USP (DEMNICE, 2009). Os participantes foram submetidos a um período de 6 meses de treinamento com carga horária de 3 horas semanais divididas em 3 sessões num centro de treinamento específico da cidade. Os dados foram organizados e analisados no Programa SPSS versão 20.0 e no excel, através dos recursos da estatística descritiva e medidas de comparação. O estudo identificou que o treinamento funcional é eficiente na redução de gordura corporal e no aumento da massa muscular de indivíduos que o pratiquem, sendo este efeito reduzido na medida em que a idade aumenta.
Descrição: LEÃO, Romário José Araújo. Interferência do treinamento funcional na composição corporal de adultos na cidade de Lagoa Seca. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23459
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romário José Araújo LeãoPDF - Romário José Araújo Leão1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito991.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.