Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23460
Título: Síndrome da visão de computador em trabalhadores: uma revisão integrativa
Autor(es): Santos, Carla Yasmim Gomes
Palavras-chave: Distúrbios visuais
Ergonomia
Saúde do trabalhador
Data do documento: 6-Nov-2020
Resumo: Introdução: Com os avanços na tecnologia ocorreram diversas mudanças no ambiente de trabalho, tal como a inserção dos dispositivos digitais que vieram como importante ferramenta para facilitar diversas atividades laborais. Contudo, o uso demasiado dessas tecnologias pode gerar diversas repercussões à saúde e particularmente ao sistema visual, como a síndrome da visão de computador ou astenopia digital, doença caracterizada pelo conjunto de sinais e sintomas oculares e extraoculares gerado pelo uso de dispositivos digitais. Objetivo: Investigar a ocorrência de síndrome da visão de computador ou cansaço ocular digital em trabalhadores que utilizam dispositivos digitais no ambiente de trabalho. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando-se as palavras-chave Astenopia e Ergonomia. Foram selecionados artigos publicados na língua portuguesa e inglesa, disponíveis na íntegra e de forma online, nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura-Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Periódicos Capes no período compreendido entre abril a junho de 2020. Resultados: Foram incluídos oito estudos com uma maior predominância de estudos transversais que tinham como objetivo avaliar a prevalência de astenopia visual em trabalhadores. Conclusões: Nos estudos avaliados foi observada uma alta ocorrência de síndrome da visão de computador em trabalhadores principalmente associada a condições não ergonômicas de trabalho, apesar de ser difícil quantificar pelo uso desmedido de dispositivos também fora do âmbito laboral.
Descrição: SANTOS, Carla Yasmim Gomes. Síndrome da visão de computador em trabalhadores: uma revisão integrativa. 2020. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23460
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Carla Yasmim Gomes Santos.pdfPDF- Carla Yasmim Gomes Santos483 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito57.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.