Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23462
Título: Biscoitos e bolachas: Propriedades, consumo, mercado e consequências a saúde do consumidor
Autor(es): Silva, Igor Ronei Andrade da
Palavras-chave: Crackers
Cookies
Saúde do consumidor
Química industrial
Data do documento: 11-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho aborda um referencial teórico sobre os biscoitos e as bolachas, no contexto das propriedades, do consumo, do mercado e das consequências à saúde do consumidor, utilizou-se dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializado (ABIMAPI), os textos bibliográficos foram extraídos a partir da compilação de trabalhos publicados em periódicos científicos, livros especializados, apostilas técnicas na área de tecnologia de biscoitos e de bolachas, foi realizado um breve histórico sobre os biscoitos e bolachas desde o seu surgimento até os dias atuais. Relata a forma de classificação, tanto conforme a sua forma de moldagem e/ou corte, como também, a partir dos ingredientes que os caracterizam ou ainda a sua forma de apresentação. Descreve como o mercado Brasileiro se apresenta diante desses produtos, quais os mais comercializados que são os biscoitos recheados, água e sal/ cream cracker e secos / doces especiais, as principais matérias-primas utilizadas na sua formulação são farinha de trigo, açúcar, açúcar invertido, amido de milho, gordura vegetal, sal, aromatizantes, metabissulfito de sódio, pirofosfato ácido de sódio, lecitina de soja, bicarbonato de sódio e água., as etapas de elaboração de uma maneira geral, a sua composição química, os impactos e malefícios que o seu consumo em excesso pode trazer a saúde do consumidor, a qualidade que é exigida na indústria de biscoitos e bolachas, além das inovações que o seu setor tende a trazer para o respectivo mercado, dessa forma observa-se o tamanho da importância que o setor de biscoitos e bolachas tem para o Brasil e os cuidados que deve ser tomado para evitar o exagero desses alimentos.
Descrição: SILVA, Igor Ronei Andrade da. Biscoitos e bolachas: propriedades, consumo, mercado e consequências a saúde do consumidor. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23462
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Ronei Andrade da SilvaPDF - Igor Ronei Andrade da Silva1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito585.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.