Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23464
Título: Benefícios da reabilitação virtual na oncopediatria: uma revisão de literatura
Autor(es): Ramos, Victoria Virginia Lira
Palavras-chave: Câncer
Pediatria
Gameterapia
Reabilitação virtual
Data do documento: 20-Nov-2020
Resumo: A neoplasia infanto-juvenil é considerada a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, desse modo tanto a criança como a família enfrentam hospitalizações constantes e prolongadas. Em vista disso, diversas formas de tratamentos lúdicos foram surgindo ao decorrer dos anos, como por exemplo o uso do videogame dentro dos hospitais. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre os benefícios da reabilitação virtual dos pacientes oncopediátricos. Tratou-se de uma revisão literária disposta nos idiomas da língua inglesa e portuguesa, desenvolvida com os seguintes descritores: câncer, pediatria, fisioterapia, gameterapia, reabilitação virtual, cancer, pediatrics, physiotherapy, game therapy e virtual rehabilitation, pesquisados nos últimos 11 anos (2009-2020), nas plataformas Google Acadêmico, Lilacs, Scielo, Pedro e Pubmed. Foram encontrados 522 artigos, aplicados aos critérios de inclusão e exclusão, onde 7 foram selecionados para leitura na íntegra. Todos os artigos trataram do tema lúdico em pacientes pediátricos, podendo se destacar como grande aliado do tratamento, a utilização de videogames com protocolos e jogos específicos. Conclui-se que a utilização do videogame em pacientes diagnosticados com câncer infanto-juvenil é de suma importância, porém necessita-se de novos estudos como ensaios clínicos randomizados na área de tecnologias virtuais e saúde, propostas para pacientes em tratamento de neoplasia maligna infatojuvenil, para análises mais aprofundadas.
Descrição: RAMOS, Victoria Virginia Lira. Benefícios da reabilitação virtual na oncopediatria : uma revisão de literatura. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraiba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23464
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victoria Virginia Lira Ramos.pdfPDF- Victoria Virginia Lira Ramos354.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Deposito.pdfPDF - Termo de Deposito235.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.