Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23465
Título: Efeitos do conceito Bobath na reabilitação de pacientes pós acidente vascular cerebral: uma revisão da literatura
Autor(es): Silva, Aline Pereira
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral
Reabilitação Neurofuncional
Conceito Neuroevolutivo Bobath
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Cerebral é a doença que mais mata brasileiros, sendo no mundo, a principal causa de incapacidades. Suas consequências são diversas e permanecem, na maioria das vezes, por longos períodos, podendo atingir os componentes estrutura e função do corpo, atividade e participação, de acordo com o modelo da Classificação Internacional de Incapacidade e Funcionalidade (CIF) proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para minimizar estes danos, o conceito neuroevolutivo Bobath pode ser utilizado nos serviços de reabilitação, com o objetivo de facilitar o movimento motor típico e inibir movimentos e posturas atípicas, sendo uma abordagem para a avaliação e tratamento do indivíduo com distúrbios de movimento, função e controle postural, muito comum no AVC. Objetivo: analisar os efeitos benéficos do conceito Bobath no equilíbrio, marcha e funcionalidade de pacientes pós-AVC. Bem como expor as características dos protocolos utilizados, abordando a frequência, número de sessões, duração total do tratamento. Métodos: Trata-se de uma revisão da literatura utilizando os descritores “acidente vascular cerebral”, “acidente vascular cerebral isquêmico”, “acidente vascular cerebral hemorrágico”, “Bobath”, “Conceito Neuroevolutivo Bobath e realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe (LILACS), The Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Phisiotherapy Evidence Database (PEDro). Foram incluídos artigos em inglês e português de ensaios clínicos randomizados e publicados de 2012 a 2020. Foram excluídos artigos de pesquisa básica, revisões sistemáticas e fora do tópico abordado. Resultados: Foram incluídos 11 ensaios clínicos randomizados com um total de 926 indivíduos com AVC isquêmico e hemorrágico, nas fases aguda e crônica. Os resultados mostraram melhora significativa nos grupos experimentais quanto ao equilíbrio, marcha e funcionalidade, o que possibilitou uma melhora na qualidade de vida e independência funcional. Conclusão: Conclui-se- que o conceito Bobath é uma abordagem eficaz e eficiente no manejo das características clínicas do indivíduo pós AVC. Ademais, torna-se necessária uma melhor padronização metodológica dos trabalhos nesta área, a fim de evidenciar essas melhorias de forma mais controlada e replicável.
Descrição: SILVA, Aline Pereira da. Efeitos do conceito Bobath na reabilitação de pacientes pós acidente vascular cerebral: uma revisão da literatura, 2020. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23465
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Aline Pereira da SilvaPDF- Aline Pereira da Silva1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito58.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.