Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23467
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Adilson Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T23:50:02Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T23:50:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23467 | - |
dc.description | BARBOSA, A. O. Razões e desafios da leitura literária na escola: uma revisão bibliográfica. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ainda que o espaço ocupado pela literatura na escola não seja o ideal, tendo em vista que a concepção de ensino vigente ainda é utilitária e mecânica, é fundamental fazer do contato com o literário um momento significativo de aprendizagem do mundo e da linguagem. Sendo assim, o objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma revisão bibliográfica, a importância da leitura literária e os desafios de abordá-la na escola, bem como situar brevemente a proposta do “letramento literário” para o ensino médio, defendida por Cosson (2006). Para isso, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica, da qual merecem destaque autores que discutem a leitura, sobretudo a literária, tais como: Cosson (2006), Todorov (2012), Abreu (2006), Terra (2014), Ferrarezi (2017), Langlade (2013), Jouve (2012), entre outros. Ao final do artigo, conclui-se que a leitura literária é de fundamental importância para a construção da subjetividade e da competência de leitura do aluno. Quanto ao letramento literário, ele se mostrou um importante método de abordagem da obra na escola, pela sistematização de ações concretas de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Kalina Naro Guimarães | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitor | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.title | Razões e desafios da leitura literária na escola: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADILSON OLIVEIRA BARBOSA.pdf | ADILSON OLIVEIRA BARBOSA | 350.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 398.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.