Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23468
Título: Palco, prosa e história: a emancipação política e a expansão do urbano em Santo André-PB (1962-2019)
Autor(es): Medeiros, Adailton Gonçalves
Palavras-chave: Santo André - Paraíba
Emancipação
Urbanização
História da Paraíba
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: Esta monografia objetiva analisar o processo de emancipação política de Santo André - PB e seu desenvolvimento urbano, observando a construção do coreto e a praça como obras que coroaram esta nova etapa da cidade. Estando durante muitos anos na posição de distrito da cidade São João do Cariri até o ano de 1962, e da cidade de Gurjão até o ano de 1994, Santo André foi lentamente alvo de projetos de lei e requerimentos que buscavam promover transformações urbanas, todavia as problemáticas econômicas do território paraibano, a ação das forças políticas locais, e sua situação de dependência de outras sedes administrativas fizeram com que a formação da infraestrutura da cidade tivesse um modelo singular. A fim de analisar este processo, fizemos o uso de diferentes fontes documentais a exemplo dos livros de ata das câmaras municipais das cidades de Gurjão e Santo André, além da análise das revistas: “Avante” (1972) e “Santo André em Revista” (2014), para pensarmos o desenvolvimento histórico da cidade em paralelo ao modelo de urbanização ao qual o município foi estruturado. Para realizar tais discussões, utilizamos Bezerra (2016) para entender o processo de emancipações distritais na Paraíba, e Silva (2004) para abordar as características do movimento de urbanização na Paraíba. Para pensar a modernidade num contexto mais amplo, nos apoiamos nas discussões realizadas por Bresciani (1982) e Canclini (1998). Já para uma compreensão das especificidades do desenvolvimento urbano de Santo André, nos valemos da noção de “espaço” e “lugar praticado” apontadas por Certeau (1998) bem como dos processos de modernização nas cidades do interior paraibano trabalhados por Gomes & Santos (2011).
Descrição: MEDEIROS, A. G. Palco, prosa e história: a emancipação política e a expansão do urbano em Santo André-PB (1962-2019). 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23468
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ADAILTON GONÇALVES MEDEIROS.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdf874.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.