Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Ewennye Rhoze Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-14T22:51:35Z | - |
dc.date.available | 2021-05-14T22:51:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23471 | - |
dc.description | LIMA, E. R. A. A pessoa com deficiência psicomotora na educação básica: para um novo ensino de história. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é uma pesquisa que busca tratar do ensino de história para alunos com deficiência psicomotora. Tomamos como objetivo específico discutir sobre a educação na contemporaneidade e a partir dela pensar o lugar e representação da pessoa com deficiência psicomotora no campo do ensino de história na educação básica. Como objetivo específico estabelecemos a reflexão sobre as políticas de diversidade e nela pensar a inclusão escolar da pessoa com deficiência psicomotora no ensino de história e problematização se na educação básica, a partir de práticas educativas escolares, a pessoa com deficiência psicomotora é inclusa no cotidiano da sala de aula de história; Mediante estes aspectos propomos como questão de pesquisa a seguinte indagação: de que modo a abordagem da deficiência e da identidade da pessoa com deficiência pode ser refletido no campo do ensino de história?. Diante do exposto, e nos apoiando na pesquisa bibliográfica e documental, tomamos como aporte teórico autores como Bittencourt (2018) e Gaudenzi (2016), que mostram as dificuldades do ensino de história no Brasil assim como a importância de ressignificar o que supostamente seria deficiência psicomotora. Os documentos, tal qual a Base Nacional Comum Curricular (2017), também nos apontam as possibilidades da pessoa com deficiência psicomotora no âmbito educacional. Diante desta jornada, percebemos que, no Brasil, ainda não há a inserção de propostas educacionais inclusivas no ensino de história, que insiste em permanecer positivista e autoritário, centrado no professor. É necessário, desde já, revelarmos a importância deste estudo enquanto pioneiro na cidade de Campina Grande e região circunvizinha, o que lhe confere uma profunda relevância nos temas abordados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Deficiência psicomotora | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | A pessoa com deficiência psicomotora na educação básica: para um novo ensino de história | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ewennye Rhoze Augusto Lima.pdf | PDF - Ewennye Rhoze Augusto Lima | 335.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 669.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.