Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23476
Título: A matemática em tempos de distanciamento social: educação financeira em face à pandemia
Autor(es): Nascimento, João Erick Alves
Palavras-chave: Matemática financeira
Pandemia
Economia
Data do documento: 11-Mai-2021
Resumo: A proposta de estudo aqui apresentada tem como tema central a matemática financeira, conceito importante aplicado a partir da análise de dados financeiros. Considerando os problemas da sociedade, a matemática financeira está diretamente ligada às questões valorativas do dinheiro, tanto no espaço, como no tempo. A temática a ser desenvolvida propõe a realização de um estudo crítico e reflexivo voltado a compreensão da importância exercida pela matemática financeira na correta aplicação dos recursos financeiros das famílias e das micro e pequenas empresas, bem como, da usabilidade do dinheiro e suas aplicações no mercado econômico em meio ao distanciamento social decorrente da Pandemia da Covid-19. No que concerne ao marco teórico principal, isto é, ao corte epistemológico necessário ao estabelecimento dos níveis de reflexão e de objetividade, propõe-se buscar em estudos anteriores informações capazes de auxiliar a contextualização da pesquisa e, deste modo, seu embasamento teórico. Tal como, temos como proposta metodológica desenvolver um estudo planejado, por meio do método de abordagem indutivo, tendo como teoria a não aplicabilidade da matemática financeira direcionada a economia e a organização das finanças durante o atual período de distanciamento social. Assim, considerando o cenário apresentado, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de fins exploratório-descritivo, realizado a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica e de campo, sendo essa última de maneira participante, cujo grau de profundida e interpretação condiciona essa proposta em meio a abordagem qualitativa do problema, cujos resultados se espera alcançar.
Descrição: NASCIMENTO, J. E. A. A matemática em tempos de distanciamento social: educação financeira em face à pandemia. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23476
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Erick Alves Nascimento.pdfJoão Erick Alves Nascimento1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito65.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.