Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23485
Título: Produção de mudas de Tabebuia aurea em função de diferentes substratos
Autor(es): Ramos, Rêmulo de Sousa
Palavras-chave: Craibeira
Insumos
Morfologia vegetal
Qualidade de mudas
Data do documento: 29-Mar-2021
Resumo: A Tabebuia aurea (Silva Manso) Benth. & Hook. F. ex S. Moore, conhecida popularmente como craibeira, é uma espécie florestal de valor tanto comercial quanto paisagístico. Durante o processo de germinação, as sementes passam por modificações físicas, bioquímicas e fisiológicas até atingir o ponto ideal de colheita, quando apresentam a capacidade máxima de germinação e vigor. É importante, portanto, adotar técnicas de manejo com o incremento de substratos a fim de maximizar a performance de desenvolvimento das plantas. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento de mudas de craibeira em função de diferentes misturas de substratos. O experimento foi conduzido em condições de viveiro na área experimental do setor da casa de vegetação do Laboratório de Tecnologias da Produção Vegetal da Universidade Estadual da Paraíba, Campus IV, Catolé do Rocha - PB. Os tratamentos foram distribuídos em 03 parcelas com 04 repetições, em Delineamento Inteiramente Casualizado, totalizando 360 plântulas experimentais. As variáveis analisadas foram: Altura/DAC, Altura/MAS, MAS/MSR e IQD. Recomenda-se a mistura Barro+Areia+Esterco Bovino como melhor substrato no desenvolvimento de mudas de craibeira em condições de ambiente protegido. Plantas de craibeira tratadas com Barro+Areia e Barro+Areia+Esterco Bovino possuem melhor qualidade aos 30 e 60 dias após o semeio.
Descrição: RAMOS, R. S. Produção de mudas de Tabebuia aurea em função de diferentes substratos. 2021. 17 p. Monografia (Especialização em Sistemas Produtivos Sustentáveis Para O Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23485
Aparece nas coleções:IV - ESPSS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rêmulo de Sousa RamosPDF - Rêmulo de Sousa Ramos343.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito62.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.